•  Sejam Bem-vindos.
  • Brasília: (61) 3526-3909 Recife: (81) 3465-3442

Blog Dr Antonio Teixeira

22

outubro

FRUTOSE NÃO É FRUTA!

Açúcar invertido é um xarope produzido a partir da sacarose que apresenta uma mistura de açúcares em solução, principalmente glicose e frutose (e resíduos de sacarose). Para a produção do açúcar invertido, dois métodos de inversão (hidrólise) da sacarose podem ser usados: a hidrólise enzimática (catalisada pela enzima invertase) e a hidrólise ácida (catalisada por um ácido).

O açúcar invertido é um ingrediente bastante utilizado pela indústria alimentícia. É usado principalmente na fabricação de balas, doces, biscoitos, bolos e sorvetes, pra evitar que o açúcar cristalize e dê ao produto final uma desagradável consistência arenosa.

Principais características do açúcar invertido nos alimentos: – Aumento do sabor doce (a frutose apresenta maior poder edulcorante); – Diminuição da velocidade de cristalização, devido a maior solubilidade da frutose (é o mais solúvel dos açúcares)

Fato mais relevante é que a frutose ingerida em excesso eleva o ácido úrico e a Disbiose intestinal, nesse artigo do canto inferior direito da imagem, os autores apresentam a anormalidade no metabolismo do ácido úrico relacionado à Disbiose e Esteatose hepática, é observado a redução na exceção e elevação na síntese, dessa forma o ácido úrico sérico passa a ser um bom sinalizador dessas complicações derivadas do intestino!

Ácido úrico elevado sinal de alerta, o seu paciente pode estar com uma ingestão excessiva de açúcar invertido derivado de “produtos alimentícios” gerando a cascata de alterações metabólicas e consequentemente esteatose! Fica a dica!

#vamosmelhoraromundo

#FiquePordentro